
Taller
Conversión y mantenimiento de bicicletas eléctricas
Ter uma relação adequada entre a coroa (ou coroas) na frente e as catracas traseiras é essencial para garantir um bom desempenho da e-bike. No caso dos motores Bafang, que geralmente possuem uma coroa de 44 dentes como padrão, é recomendável ter uma catraca traseira com um cog de tamanho igual ou maior.
Uma relação de ao menos 1:1, ou seja, uma coroa com 44 dentes emparelhada com um cog de 44 dentes, oferece uma boa vantagem ao motor, permitindo que ele funcione de forma mais folgada e eficiente, resultando em uma melhor autonomia da bateria.
No entanto, uma relação básica de 34 dentes também é adequada para lidar com as demandas do motor. Essa relação pode proporcionar uma excelente experiência de pedal assistido em terrenos planos e moderadamente inclinados.
É importante ressaltar que, embora a relação de tamanho entre coroa e catracas traseiras seja um fator relevante para o desempenho da e-bike, é possível ajustar e personalizar essa relação para atender às necessidades específicas de cada ciclista.
Em aplicações mais técnicas e específicas, é comum encontrar ciclistas que optam por coroas dianteiras menores, chegando até 38 dentes ou menos. Essas coroas menores proporcionam uma relação de marchas mais leve, permitindo um melhor desempenho em terrenos íngremes e exigindo menos esforço do motor.
Além disso, o uso de cogs traseiros maiores, com 50 ou até mesmo 52 dentes, também é comum em aplicações técnicas. Esses cogs traseiros oferecem uma ampla faixa de engrenagens, permitindo uma maior variação de velocidades e uma maior capacidade de enfrentar terrenos desafiadores.
É importante lembrar que a escolha da relação de tamanho entre coroas e cogs traseiros deve ser baseada nas necessidades individuais do ciclista, levando em consideração o tipo de terreno, preferências pessoais e estilo de pedalada. A experimentação e o ajuste da relação de marchas podem ser necessários para obter o desempenho desejado da e-bike em diferentes condições.
Veja este artigo em nosso fórum, ele explica muito mais sobre essa questão.
A primeira diferença e a mais importante é que o motor de cubo atua depois do câmbio da bicicleta enquanto o motor Central atua antes do câmbio. Isso faz uma diferença bastante importante porque o motor central consegue usar as relações da bike do mesmo jeito que você quando pedala. O resultado é que com muito menos potência (e muito mais economia de bateria) você consegue muita força para subir ladeiras e velocidade para pedalar livre nas retas.
Diferente do motor de cubo, o central possui engrenagens que casam a cadência das pernas do ciclista com a do motor elétrico, isso possibilita uma eficiência energética de 80 a 95% enquanto no motor de cubo, esse aproveitamento energético não passa de 50% o que faz com que ele esquente muito. e também seja bem menos econômico.
O motor de cubo deixa a roda muito pesada e produz um efeito inercial desagradável na bike, especialmente em ruas esburacadas e em trilhas, já o motor central fica no quadro então você nem percebe que ele está lá.
O motor central é mais caro porque diferente do motor de cubo, ele possui um conjunto de engrenagens internas entregando exatamente a mesma cadência que você usa para pedalar. A experiência do pedal fica inalterada.
A iPedal oferece vantagens significativas em relação às "Big Brands". Nossos motores centrais Bafang possuem maior potência, além de contar com assistência técnica e garantia. Também é possível realizar facilmente a transferência dos motores para quase qualquer outra bicicleta. Uma grande vantagem é que a bateria não está eletronicamente vinculada ao gerenciamento do motor, permitindo substituições e intercâmbio de baterias de forma fácil. Na prática, os robustos motores Bafang superam em desempenho os modelos das conhecidas marcas Shimano e Bosch, além de terem um custo consideravelmente mais baixo.
A iPedal oferece uma versão chamada TS 500W Power (REMAP), que é basicamente um upgrade de software e hardware que é feito na versão 250W. O motor passa de 36 para 48V, a curva de torque é remapeada permitindo alta cadência e o motor recebe algumas implementações de hardware para controlar a temperatura. O resultado é um motor que atinge os 500W com muita suavidade, é uma opção muito interessante, embora não disponha de alavanca de acelerador (a porta do acelerador é utilizada pelo sensor de temperatura).
Veja nossos motores aqui
Os kits acompanham um sensor de freios mecânicos, eles funcionam assim: quando você aciona o manete do freio, o motor para imediatamente. Isso pode ser bom para quem vai parar na sinaleira e insiste em continuar pedalando, sem o sensor, o motor fica brigando com o freio.
No caso de sua bike ter freios hidráulicos, o que vem no kit não funciona, mas você pode adquirir o sensor especial. Algumas pessoas não consideram isso necessário, outras acham muito importante, você é quem decide. Sugerimos o uso de um sensor em um dos freios.
A diferença entre os motores Bafang e TS, é que esse último possui sensor de torque, o que dá uma sensação de maior suavidade ao pedalar. O Bafang é um motor mais robusto e possui até 9 níveis de potência, então mesmo não contando com o sensor de torque, é muito fácil encontrar um nível de potência que permita você fazer exercícios e vencer todas as ladeiras do caminho.
Estas baterias que possuem placa gerenciadora dedicada e controlam todo o sistema possuem importantes limitações técnicas para o reparo. Quando o problema é com a placa, situação é bastante frustrante, mas estas placas infelizmente não possuem reparo.
No caso de deterioração de células a situação é igualmente complicada devido aos sistemas de proteção e travamento da bateria.
Solução: O uso da bateria auxiliar (Range Extender) para aumentar a capacidade da bateria principal é interessante, porém ainda limitada.