O departamento técnico da iPedal apresentou uma novidade que irá fazer virar os olhos de muita gente, especialmente quem gosta de tecnologia e de saber tudo o que está se passando entre os circuitos eletrônicos de seus brinquedos.
Tudo começa na bateria, que basicamente é a mesma, com suas células em série e paralelo, gerenciadas por uma controladora, mas é aí que terminam as semelhanças. Apesar de ainda estar em fase Beta e só termos disponível para baterias de 48V, esta já está disponível para pronta entrega com um custo aproximado de R$500,00.
A controladora é altamente sofisticada e conta com vários sensores capazes de transmitir para a telinha do celular uma quantidade impressionante de informações, todas elas bastante úteis, especialmente para a durabilidade e a segurança da bateria.
Desde controle de temperatura, passando por informações e alarmes de sobrecarga ou variações perigosas de tensão, passando por um preciso controle da vida da bateria separadamente, célula por célula, a nova controlada iPedal vai dar um upgrade bem interessante no seu equipamento.
O equipamento conta com uma função onde é possível bloquear a bateria através do aplicativo, impedindo-a de funcionar se que a senha correta volte a ser utilizada. Isto é muito interessante para garantir sua segurança contra eventuais ousadias do amigo do alheio.
A placa de controle de funcionamento das células fica dentro da bateria, ou seja, completamente fora de alcance sem que a bateria seja literalmente arrombada. Ela é capaz de gerenciar a bateria como um todo e também de forma individual em cada série de células conectadas.
É possível visualizar então os parâmetros de tensão, nível de descarga, condições da carga e até mesmo através de um pareamento com o GPS do celular, é possível visualizar graficamente a curva de consumo ao longo de um percurso.
A temperatura de recarga também é monitorada, assim como a potência em Watts que entra ou que sai da bateria em tempo real.
No campo de diagnósticos, é possível identificar a quantidade de ciclos e consequentemente, ter uma ideia extremamente precisa da vida útil da bateria, além de poder identificar a ocorrência de eventos perigosos como overcharge, subtensão ou alta temperatura. Estes dados são identificados e apresentados ao usuário na forma de um relatório bastante preciso através de mensagens na tela.
É possível monitorar tanto a carga quanto a temperatura da bateria e individualmente por célula durante o percurso, como por exemplo em uma situação onde você vá exigir uma carga mais alta, garantindo tanto a durabilidade quanto a segurança da bateria.
Do ponto de vista da durabilidade da bateria, a interface é particularmente interessante porque é capaz de fazer o balanceamento dinâmico e estático de células, agindo ativamente para nivelar a carga de células isoladas. Estes parâmetros são configuráveis em laboratório pela iPedal é são determinados em função das características específicas da bateria onde a gerenciadora irá ser utilizada.
O equipamento ainda está em fase Beta, mas já operacional para pronta entrega e pode ser encomendado junto com sua bateria. Funciona exclusivamente em baterias 48 Volts.
Acompanhe o depoimento do técnico César Sanches em áudio exclusivo disponível no Podcast iPedal.
Comments